
Eu estou me convencendo que criar conteúdo é um tarefa um tanto quanto complicada. Eu sou e sempre fui um consumidor de conteúdo. Vim do tráfego paga para a produção de conteúdo é um desafio e tanto. Por mais que eu tenha contato com diversas produtores de conteúdo, ainda sim é difícil porque produzir conteúdo é encarar a folha em branco. Eu não quero simplesmente vir aqui e fazer algo que todo mundo faz, não faz sentido se eu quiser me destacar. Estou aprendendo a ser um produtor de conteúdo e ao mesmo tempo criar a minha marca pessoal. Então seria incoerente comigo mesmo copiar alguém. Eu preciso ser original senão serei apenas mais um.
Bom minha estratégia de conteúdo consiste basicamente em eu ter material para estudar sobre personal branding e produção de conteúdo e escrever meu aprendizado no meu blog. Primeiro eu coloco dentro, depois tiro. Hahaha, isso foi uma piada. Ou seja preciso colocar informação e depois criar, colocar pra fora tudo que tenho dentro de mim. Então acabei entendendo que criar conteúdo é basicamente botar pra fora. Uma voz internet me diz para eu mostrar tudo que tenho, mostra tudo Gustavo, quero ver, como se criar conteúdo fosse uma mulher safada me seduzindo, vai mostra tudo. Ok, isso foi outra piada, espero que tenha graça. O que na verdade eu acabei de fazer aqui foi reclamar sobre algo que me gera emoção e exagerar. A mulher safada é o exagero.
Meu objetivo é trazer humor ao assunto e tornar personal branding um tema acessível que todos entendam. Vejo poucas pessoas falando sobre isso, e trazer minha documentação e aprendizado cria algo único que ninguém pode copiar sem parecer cópia minha. E isso foi uma coisa que aprendi. Eu preciso criar uma lacuna de conteúdo onde eu seja visto como o dono. E se você quiser se destacar você precisa encontrar esse lugar único no seu nicho.
Eu aposto o que você quiser que não há ninguém fazendo o que estou fazendo. Claro, da um certo trabalho pensar sobre criar algo único, mas o mundo é daqueles que sabem se diferenciar. Eu li isso num livro. Lembra do filme matrix? Tem uma cena onde Neo vê um menino entortar a colher. O menino diz para ele que a realidade é apenas uma ilusão e que você precisa olhar as coisa por outro ângulo que ninguém está vendo. Para sua marca ou sua produção de conteúdo é a mesma coisa. Olhe para o nicho em que você está e enxergue uma brecha. Tudo bem se você achar irrelevante ou pequeno demais. Você precisa explorar aquilo.
É um fato interessante que eu acabei entendendo isso. Veja, Personal Branding é um assunto pouco comentado o mercado de maneira geral. Eu poderia olhar para o nicho e não dar valor. Mas enxerguei a oportunidade de explorar ele de um jeito único. Eu enxerguei uma oportunidade aqui de me destacar. Pensei: Eu gosto do assunto, já tive contato com ele, já experienciei o poder do personal branding na minha época de bastidor. Então enxerguei da seguinte forma: o que todas essas pessoas famosas e conhecidas na internet e no mainstream tem em comum? Todas elas são diferentes, ou seja possuem uma marca. E a marca pode ser a forma de se comunicar, a forma de se vestir, as cores, tudo isso também. Mas o fato é que elas ocupam um espaço que elas mesmas criaram.
É como você estabelecer um território. Imagina Srnold Schwarzenegger em seu auge. O cara quando chegava na academia estava em seu território, e todos reconheciam isso. Por mais que tivessem outros competidores. Ele de uma forma única conseguiu fincar a bandeira do seu território ali.
Bom o que eu estava falando anteriormente era sobre minha estratégia de produção de conteúdo e que estou aprendendo sobre isso enquanto crio minha marca pessoal, ou pelo menos tento porque ainda sou um iniciante nisso e quase ninguém conhece meu trabalho, mas estou me esforçando.
Veja, eu estava atolado numa overdose de informação e não criando nada. Eu preciso CRIAR. Botar pra fora. Então meu blog serve como a folha em branco onde tudo é feito de forma bruta. Dane-se se eu falar algumas bobagens aqui. O objetivo é me expressar. A partir desse texto, eu crio material para as plataformas de mídias. Primeiro eu crio um roteiro baseado no meu post do blog, e depois grava um vídeo para o youtube. Ao mesmo tempo eu tiro pequenos temas desse blog para transformar em conteúdos para o Instagram e TiktTok. Esse é basicamente meu processo criativo e criação de conteúdo.
Tem alguns outros aspectos aqui na minha produção que ainda não sei muito bem como vou explorar. Por exemplo o tipo de edição, a dinâmica dos vídeos, mas ta tudo bem, vou documentar tudo isso e mostrar essa minha trajetória.
Acho que esse meu processo que eu criei teve influência por conta da época em que fiz faculdade. Fiz economia, então eu acabei gostando de escrever artigos. Eu literalmente encarava a folha em branco e criava o artigo baseado em meu repertório. Depois tínhamos que que formatar o material escrito nos padrões e apresentar o trabalho. E a parte de apresentar o trabalho só era possível por meio do domínio do conteúdo.
Outra coisa interessante é que explanar essa parte da minha vida, mostrar que eu fui para uma faculdade de economia, é personal branding. Você está conhecendo parte da minha história e influências e isso faz com que eu represente algo na sua mente.
Bom espero que eu tenho conseguido botar pra fora hoje o que tem dentro dessa minha cabeça louca. Porque eu às vezes me acho meio paranoico. Mas estou disposto a criar algo legal e diferente para essa internet. Meu nome é Gustavo Paulino e eu estou comprometido a dar o meu melhor todos os dias, a documentar minha jornada como aprendiz de personal branding e trazer isso ao público de uma forma nunca antes abordada. Espero inspirar pessoas com minha forma de ver o mundo e meu processo de autodesenvolvimento e evolução, entreter as pessoas com minhas piadas ruins e ensinar algo relevante e de valor para as pessoas.
Quero deixar minha marca no mundo e ser lembrado como alguém que pode contribuir para o avanço da humanidade um centímetro que seja para frente.
Como já dizia Rei Leónidas: Lembrem-se de nós. A ordem mais simples que um rei poderia dar.
