Objetivos como Base do Branding

0 0
Read Time:7 Minute, 30 Second

Escrever sobre objetivos para mim parece tranquilo. Bom objetivos são importantes para você saber onde está indo. É a velha frase ‘Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve’. E é importante você ter clareza de que pode alcançar esse objetivo, tem que ser genuíno.

Mas uma das coisas que aprendi é que seus objetivos pessoais não podem ser fáceis. Não que isso seja uma regra absoluta, você pode ter objetivos fáceis, mas há implicações nisso. Pense o seguinte, um objetivo fácil é apenas isso, um objetivo fácil. Ele não gera motivação necessária para que você se empenhe com todas as energias. E sem esse empenho, muito provavelmente o resultado alcançado será um resultado médio.

Eu não sei você mas eu não gosto muito de coisas medianas, aliás, ninguém gosta de coisas medianas. Ninguém que quer comprar um carro compra um carro que tem uma promessa assim ”Esse carro médio, te trás benefícios médios, você ficará mais ou menos satisfeito ao comprá-lo”. Convenhamos que ninguém se atrai por esse tipo de promessa. E isso se aplica a qualquer coisa que compremos.

Então porque, se nós, por natureza não nos atraímos por coisas médias, escolheríamos objetivos fáceis para nossa vida? Por exemplo, porque ao invés de escolher a compra de um carro de 100 mil você não escolhe um carro de 500 mil, 1 milhão?

Você pode dizer ”Ah, o carro de 100 mil me leva para o mesmo lugar que o carro de 500 mil”. Sim, a funcionalidade é a mesma. Mas a questão é que quando você estipula um objetivo fácil, você subestima o esforço necessário para atingir aquele objetivo, e também vai subestimar o esforço para manter aquele objetivo quando alcançado. É muito melhor superestimar os esforços e o objetivo, é muito melhor mirar acima da média, e se errar, errar acima da média, do que acertar na média, ou seja, no objetivo fácil, apenas para descobrir que você queria mais, que não era o que você imaginava.

Você é um ser humano, e muda constantemente. As considerações que você faz quando quer comprar um carro de 100 mil são diferentes das considerações que você faz quando tem um carro de 100 mil. É como se você desse um salto, alcançasse o objetivo, apenas para descobrir que podia dar um salto maior.

Essa é a consideração que você faz. Você mudou, e ficou preso a um objetivo que era fácil para você na época, e muito mais fácil para a pessoa que o atingiu. É por isso que estipular níveis elevados pensamentos e ações são importantes para sua evolução como pessoa.

O problema da maioria das pessoas é que elas subestimam a si próprias. Você precisa acreditar mais em si mesmo e em suas capacidades. Quando você atinge um objetivo que inicialmente parece difícil, você da provas a si mesmo de que é capaz de obter sucesso, e quanto mais sucesso você obtêm, mais confiante você se torna quanto a sua capacidade de obter sucesso. E objetivos fáceis demais, não alimentam essa autoconfiança que a gente precisa para evoluir cada vez mais.

Então, antes de falarmos sobre construção de marca pessoal, o que aprendi foi que eu preciso ter claro em minha mente quais são os objetivos da minha vida, para onde estou indo. Eu não acho relevante revelar todos meus objetivos aqui porque alguns são bem particulares, mas em resumo eu quero me tornar referência no tema sobre Personal Branding aqui no Brasil. Eu descobri essa lacuna onde ninguém mostra na prática como construir uma marca pessoal. Então eu uni minha evolução pessoal com criação da minha própria marca pessoal.

Lembra que marca pessoal é como você se destaca. O que te torna diferente. Portanto é exatamente o que estou fazendo aqui, ninguém tem essa abordagem sobre o tema, documentação + educação. Ainda mais num tema tão pouco falado, mas extremamente relevante como esse, branding pessoal.

Agora mais alguns pontos sobre estipular objetivos. Imagine um objetivo, exemplo, ter 100 mil em reservas. Bom, 100 mil é o eu objetivo que você acha possível, no nosso exemplo. Agora que você encontrou seu objetivo que é grande e que você acredita ser possível, multiplique ele por 10. Agora você tem 1 milhão.

A questão é que a quantidade de energia necessária para conquistar 100 mil não aumenta proporcionalmente para conquistar 1 milhão. Essa é uma sacada de Grant Cardone que ele dá em seu livro a regra 10x em que quando você ajusta suas metas para amplitudes 10x maiores, você acha maneiras de otimizar seus esforços e pensa de forma mais ampla. É mais sobre uma questão de mentalidade do que esforço bruto. Ou seja, ao mirar alto, você repensa as estratégias, otimiza as ações para aquele objetivo 10x maior, porque o seu objetivo 1x também vai exigir dedicação, então porque não mirar mais alto. Essa é a questão.

Muito bem, acho que estou me dando bem nessa questão, construir minha marca pessoal enquanto ensino. E esse é um fato interessante, minha marca pessoal vai vir daqui, do fato de eu compartilhar meu conhecimento.

Como empresário aprendi algumas coisas sobre objetivos. E nós precisamos pensar em nossas vidas como as empresas pensam. Basicamente dividindo sua vida em curto prazo e longo prazo. Então assim como é em um planejamento empresarial começamos estipular objetivos olhando o mais longe. Normalmente usamos 10 anos para começar.

O seu objetivo de 10 anos serve como norte para alinhar suas ações no presente. Esse objetivo deve ser ambicioso o bastante para te manter inspirado refletir o seu propósito de vida. Como você gostaria de ser lembrado daqui a 10 anos? Isso pode ajudar a você estipular esse objetivo.

Depois de estipular seu objetivo de 10 anos em uma frase, você vai estipular sua lista de desejos. É uma lista de tudo oque você gostaria de fazer, ser ou ter na vida. Metas profissionais, experiências, conquistas, relacionamentos, viagens pessoais. O que você você faria, teria, compraria, se dinheiro não fosse problema? Está diretamente ligado a viver uma vida que você ama. Essa é sua lista. Em minha lista eu tenho 17 desejos, então tenha entre 10 a 20. Não é regra mas é assim que eu enxergo.

Após definir sua lista de desejos a gente vai para o seu plano de vida de 3 anos. Você deve estipular uma data futura para o final dos 3 anos, depois você deve descrever como será sua vida em 3 anos, isso mesmo, você deve escrever um texto sobre como você gostaria que fosse seu futuro daqui a 3 anos. Como é sua vida? Como você se sente? Como são seus relacionamentos. Enfim.

Agora vamos traçar o seu plano para um ano. Estipule uma data para o final do 1 ano, depois estipule os objetivos do ano, em torno de 7 objetivos. O seu plano de 1 ano deve estar alinhado com o seu plano de 3 anos, ou seja, o que você deve concluir em 1 ano para estar mais perto do cenário de 3 anos.

Por fim vamos estabelecer o seu plano de 3 meses. Estipule sua data para o final de 3 meses e estipule objetivos/prioridades para os 3 meses. Em média 7 prioridades que devem ser concluídas para que você esteja mais perto de atingir seu plano de um ano.

Um objetivo que você estipulou para 1 ano pode estar como prioridade no plano de 3 meses, se você acredita que consegue aquilo em 3 meses. Mas lembre-se que o plano de 3 meses sempre deve estar alinhado e deixar você mais próximo ao plano de 1 ano. O plano de 1 ano deve te deixar mais próximo do plano de 3 anos.

Uma dica é colocar o quanto você quer ter de renda em seu plano de 3 anos, plano de 1 ano e plano de 3 meses. Pode ser renda média mensal se preferir.

O que você faz agora? Uma vez por semana você revisa o seu plano de 3 meses para não sair dos trilhos quanto as prioridades para o trimestre. Na data final de 3 meses você revisa o trimestre e estipula os próximos 3 meses. A cada um ano você revisa seu plano de um ano e refaz o plano de 1 ano para o próximo ano. Nessa mesma data, na data de um ano, você revisa o seu plano de 3 anos. Se ainda estiver alinhado com você, mantenha, senão, mude. E faça isso sempre, anualmente. A ideia é que você muda muito em 1 ano, então criar um novo cenário pode fazer sentido para você, senão, apenas mantenha ele. E sua meta de 10 anos se mantém, nunca se esqueça que ela é o seu norte.

Vale a pena também, para aqueles que já tem, definir o seu propósito de vida. Assim você terá mais um norte, mas esse sem prazo, porque como você não sabe quando vai morrer, é importante que você tenha orgulho de viver como vem vivendo.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *